terça-feira, 19 de maio de 2015

Chrome já suporta controlo de som por separador




Enquanto está a navegar pela Internet é normal ir abrindo vários separadores e, onde alguns deles poderão começar a reproduzir som sem que o tenha desejado, ou simplesmente quer deixar de ouvir as notificações de chat do Facebook.

Anteriormente, no Google Chrome, tinha duas opções: ou ia a cada um dos separadores parar a reprodução do som (ou colocar em silêncio) ou utilizava uma das extensões disponíveis para silenciar. Mas agora há uma nova solução oficial que pode activar e, apesar de ainda não estar activa por omissão, espera-se que a Google opte por fazê-lo em breve.

Ao abrir vários separadores, se algum deles começar a reproduzir qualquer tipo de som, é fácil identificar qual deles é, já que surge um ícone em forma de coluna de som nesse mesmo separador.

Agora clicar sobre esse ícone para controlar o som por separador. Apesar desta ser uma funcionalidade, até então, disponível apenas para versões de programadores, o recurso já pode ser activado em qualquer versão do Chrome para Windows, Mac, Linux ou Chrome OS, de forma estável.

Para activar esta funcionalidade deverá aceder ao seguinte endereço, introduzindo-o na barra de endereços e clicando em Activar:

chrome://flags/#enable-tab-audio-muting

Para finalizar basta reiniciar o Chrome.

Depois de reiniciado, os separadores com reprodução de áudio poderão ser controlados com um simples clique sobre o respectivo ícone.

Esta funcionalidade revela-se realmente útil, principalmente quando anúncios publicitários teimam em começar a reproduzir som assim que a página carrega, ou quando algum site tem activa a reprodução de música ou vídeo de forma automática.

A Google ainda não disponibilizou esta funcionalidade por omissão no Chrome pois, ao que parece, existem questões legais envolvidas. Até lá, utilizando este guia, poderá usufruir dela sem qualquer restrição e silenciar os separadores de uma forma muito mais simples.


http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/chrome-ja-suporta-controlo-de-som-por-separador/

Sem comentários:

Enviar um comentário