domingo, 10 de maio de 2015

Android vai dar controlo das permissões nas Apps aos utilizadores



Algo que muitos utilizadores do Android gostariam de ter é um controlo apertado sobre as informações que as diferentes aplicações acedem. Infelizmente esta opção ainda não existe e tudo se limita a verem o que as aplicações vão aceder.

Mas tudo pode estar prestes a mudar muito em breve. Rumores dão como certa a ideia da Google em dar aos utilizadores do Android a possibilidade de controlarem os recursos e permissões que as aplicações vão ter neste sistema operativo.

A possibilidade de controlar as permissões de cada aplicação não existe no Android. Por agora os utilizadores apenas são informados dos recursos e informações a que as aplicações vão poder aceder, tendo apenas a opção de não instalar a aplicação caso não concordem.

Outros sistemas, como o iOS, dão aos utilizadores a capacidade de definir em detalhe quais as permissões que as aplicações têm e também a possibilidade de as alterarem a qualquer momento.

Esta capacidade era pedida há já muito tempo pelos utilizadores do Android e parece que a Google finalmente considera esta possibilidade para a próxima versão do Android.

A informação foi apresentada pela Bloomberg e foi recolhida junto de várias fontes ligadas a este processo. Para já apenas existe esta indicação, sem qualquer confirmação da Google.

Este será um passo importante para a Google e para os seus utilizadores, que vão ver finalmente o acesso e o controlo a todas as informações a que as aplicações acedem, filtrando e limitando o que cada uma agora vê e consulta.

Provavelmente esta será uma das novidades que a Google apresentará na conferência I/O, que decorre no final deste mês, e que constará já da nova versão do Android, o M.

Este é mais um elemento de novidade que se espera que o Android M venha a trazer e do qual ainda pouco se sabe.

A Google precisa de recuperar a confiança dos utilizadores e assim voltar a ganhar o mercado que tem perdido ao longo do tempo, como se verifica na Europa, onde tem estado a perder para a concorrência, em especial para o iPhone.

http://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/google-vai-devolver-o-controlo-das-aplicacoes-aos-utilizadores-do-android/

x

Sem comentários:

Enviar um comentário