quinta-feira, 23 de julho de 2015

PoWiFi: já há quem carregue baterias de gadgets sem usar cabos


Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington conseguiu usar um router para carregar pequenas baterias sem fios, através de Wi-Fi.

Nesta fase, só se conseguiram carregar baterias de pequenos eletrodomésticos que usem pilhas de níquel ou de relógio. O sistema PoWiFi, de Power over Wi-Fi, funciona até 8,5 metros e recolhe a energia do Wi-Fi e alimenta-a de forma contínua às baterias, noticia o El Pais.

Os investigadores acreditam que a sua descoberta pode ser usada nos sistemas domésticos de Wi-Fi, sem comprometer significativamente o rendimento da transmissão de dados. No entanto, o professor José Manuel Riera, da Universidade Politécnica de Madrid, explica que em teoria o sistema só poderá ser aplicado em casas isoladas umas das outras e não em prédios com muitos apartamentos e onde os vizinhos frequentemente apanham sinais dos routers uns dos outros.

Os próximos desafios dos investigadores passam por conseguir aumentar a potência emitida pelo Wi-Fi para poderem carregar equipamentos como smartphones. Esta investigação poderá ser um avanço significativo para a alimentação de sensores usados na domótica e na Internet das Coisas.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2015-07-23-PoWiFi-ja-ha-quem-carregue-baterias-de-gadgets-sem-usar-cabos

Sem comentários:

Enviar um comentário