terça-feira, 5 de maio de 2015

Correr aplicações no Windows sem as instalar? Sim, é possível




Porque o software deve ser usado… e não instalado
Uma das tarefas mais “chatas”  no mundo da tecnologia é sem dúvida instalar aplicações, especialmente quando acabamos de formatar o PC. O cenário ideal era que as aplicações que usamos estivessem no nosso “perfil da cloud” e que, em pouco cliques, todo o sistema ficasse imediatamente operacional.

Mas sabia que é possível podermos correr aplicações no Windows sem as instalar? Vamos conhecer o projecto Cameyo.

Em 2011 apresentamos aqui o projecto Cameyo  que consiste numa plataforma completamente gratuita que disponibiliza aos utilizadores um conjunto vasto de aplicações (com base em técnicas de virtualização). Com o Cameyo o utilizador pode ter a funcionar, em poucos segundos, por exemplo, o Dropbox, o VLC, o Spotify, o Chrome, entre muitas outras aplicações.

Como usar?
A utilização desta plataforma é muito simples. Para isso basta aceder aqui, escolher a aplicação e carregar em Start.
…e em poucos minutos (de acordo com o tamanho da aplicação) a mesma estará em execução via browser.

De salientar ainda que o utilizador pode e deve criar a sua conta no serviço, para que os seus dados (ex. credenciais de acesso ao Dropbox) sejam mantidos.

O utilizador pode também criar´/virtualizar as suas própria aplicações. Para isso basta aceder a Add App no menu lateral e depois indicar o o caminho do instalador.
Para quem não gosta de instalar aplicações no sistema, aqui fica uma solução muito interessante. Apesar de não estarem disponíveis todas as aplicações que pretendemos, esta plataforma oferece já um bom leque de ferramentas. Experimentem… é gratuito.

http://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/correr-aplicacoes-no-windows-sem-as-instalar-sim-e-possivel/


Sem comentários:

Enviar um comentário