sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ubuntu Mate 15.04



O Ubuntu é sem duvida a distribuição Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.
Hoje, seguindo o lançamento do novo Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet) foi também disponibilizada a primeira versão oficial final do Ubuntu Mate 15.04.
A variante Ubuntu Mate já existe há algum tempo mas só recentemente foi “oficial” pela canonical. Esta nova versão traz um conjunto vasto de inovações, incluindo novas aplicações, novos temas e muito mais.
Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Uma das principais novidades do Ubuntu Mate 15.04  é o facto de trazer o MATE Tweakinstalado por omissão. Esta pequena aplicação permite agora, de uma forma muito simples, mudar entre o Compiz e o Marco sem a necessidade de reiniciar o sistema.
Além do MATE Tweak , esta versão vem também com o MATE Menu, Totem (que substitui o VLC), Plank (a doca do elementary OS), TildaFolder Color, LightDM GTK+ Greeter Settings (uma ferramenta que permite personalizar o login screen), etc.
Tal como o Ubuntu 15.04, o Ubuntu Mate 15.04 vem com o :
  • Linux Kernel 3.19.0
  • Xorg server 1.17.1
  • PulseAudio 6.0
  • Rhythmbox 3.1
  • systemd 219 (De referir que o systemd vem por omissão nesta distribuição)
  • Entre outras novidades, ver aqui
De referir ainda que esta nova versão traz suporte para o Raspberry Pi 2 e para o PowerPC.
http://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-mate-15-04-primeira-versao-oficial-na-familia-ubuntu/

Sem comentários:

Enviar um comentário