quinta-feira, 9 de abril de 2015

IBM está a testar o software mais parecido com o cérebro humano

IBM está a testar o software mais parecido com o cérebro humano


Fazer os computadores e máquinas mais inteligentes, copiando os processos de processamento que existem no cérebro. É este o objetivo da IBM que está a testar um software antigo, mas que ainda é o melhor na sua categoria.
Ao longo dos últimos anos a empresa Numenta e o seu software de Inteligência Artifical estiveram longo dos radares mediáticos, mas o interesse da IBM no projeto voltou a chamar os focos. E de acordo com a publicação especializada do MIT, a tecnologia é para continuar a desenvolver.
Winfried Wilcke, o homem que está a liderar a equipa de cem investigadores da IBM que está a testar o software, considera que a ferramenta da Numenta é aquela que mais se aproxima do modo de funcionar do cérebro humano.
E este é o grande interesse da tecnológica. Os algoritmos da Numenta conseguem fazer uma relação mais rápida entre informações do que qualquer outro software que existe, isto de acordo com a opinião do investigador.
E para Winfried Wilcke, é o programa que está mais próximo da "realidade biológica" do que qualquer outro. A iniciativa da IBM recebeu a designação de Cortical Learning Center e é para continuar a desenvolver ao longo dos próximos anos.
Já o criador da Numenta, Jeff Hawkins, acredita que apesar de o objetivo não ser replicar a 100% a forma como o cérebro funciona, é no cérebro que está o segredo para criar os melhores algoritmos de processamento de imagem e que podem ser aplicados à robótica.
A IBM pretende ligar vários chips entre si e partilhar o processamento entre os diferentes componentes. Atualmente a tecnológica já está a usar o algoritmo para descobrir falhas e sinais de falhas que acontecem em máquinas.

Fonte: tek.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário